7 coisas que aprendi NO meu primeiro ano na indústria de VFX



Fala galera, tudo bem? Meu nome é Paul H. Paulino e recentemente eu completei meu primeiro ano trabalhando na industria de efeitos visuais. Eu sou um Texture Artist/Look Development artist na Scanline VFX em Vancouver, no Canada. No ano passado eu tive a oportunidade de trabalhar em projetos bacanas como:  Independence Day: Resurgence, Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children, Justice League, Guardians of the Galaxy Vol. 2 and Power Rangers.

Eu pensei que seria uma boa ideia compartilhar algumas coisas que aprendi durante este percurso na Scanline e eu espero que isso possa ser útil para vocês. Estas dicas podem parecer genéricas no início, mas eu adoraria que alguém tivesse compartilhado este conhecimento comigo quando comecei a minha jornada. Algumas pessoas focam demais na parte técnica da indústria e se esquecem que também precisamos saber trabalhar em equipe.

Eu sei que trabalhar na industria de efeitos visuais é um sonho para muitos estudantes e eu lembro que eu era um destes estudantes há alguns anos. Eu nunca esquecerei da minha entrevista de emprego, quando entrei na Scanline e fiquei maravilhado com aquele ambiente. Foi um sonho se tornando realidade.

Então vamos começar:


1 - sempre faça perguntas

Isso pode parecer uma coisa óbvia de se dizer, mas pela minha experiência pessoal eu estava com tanto medo de que as pessoas fossem me julgar caso eu perguntasse algo estúpido, que eu evitei pedir ajuda.

Logo eu aprendi que e impossível conquistar resultados sem nenhuma ajuda dos seus colegas de trabalho. Seja sempre humilde e peça ajuda o mais rápido possível, senão você estará  desperdiçando tempo.

Meu mentor Justin Holt me deu um conselho incrível quando eu estava na escola. Ele me disse: Se você tiver algum problema, tente resolvê-lo sozinho por 15 minutos. Se continuar com o mesmo problema, pergunte imediatamente o seu colega que senta ao seu lado. Se vocês dois ainda não conseguiram resolver mesmo após mais 15 minutos, pergunte o seu lead ou supervisor.

E sempre uma boa ideia fazer perguntas, mas antes de fazê-las você deve aprender a resolver os seus problemas sozinho pois isto também e muito importante. Não existem perguntas estupidas. Uma pergunta e sempre relevante, mas não o pergunte algo apenas porque você e muito preguiçoso para resolver sozinho. Então sempre tente todas as possibilidades antes de pedir ajuda.


2 - OUÇA E APRENDA COM SEUS COLEGAS

Após aprender o quão importante é fazer perguntas, eu percebi o quanto estava aprendendo com os meus colegas de trabalho. Eu tenho muita sorte na Scanline porque todos eles são sempre amigáveis e me ajudam bastante. Eu não poderia ser mais grato.

Screenshot from Independence Day: Resurgence (2016) trailer

Screenshot from Independence Day: Resurgence (2016) trailer

Quando você estiver começando e alguém estiver tentando te mostrar um método que eles têm usado ha seculos, não diga a ele que você já sabe uma maneira mais rápida e melhor. Mesmo que isto possa vir a ser verdade, apenas ouça o que ele tem a dizer, aprenda a maneira que ele lhe ensinou, teste o que você aprendeu e aí sim experimente com o seu próprio método. Depois, se você estiver satisfeito com o seu método e acha que sera útil e mais rápido, tente ensiná-los o que você aprendeu.


3 - Compartilhe ferramentas

Às vezes você encontrará ferramentas e free softwares fora do trabalho que podem ser úteis na empresa. Converse com o pessoal da pipeline e pergunte se eles têm interesse em incorporar algo, isso pode ajudar a empresa a economizar dinheiro e tempo. Sempre compartilhe com os seus colegas e pergunte se eles têm algo para compartilhar também!

Screenshot from Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016) trailer. Learn from these kids and share your resources!

Screenshot from Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016) trailer. Learn from these kids and share your resources!

Você ficará surpreso pelo tanto de scripts e texturas que conseguirácom os seus amigos.


4 - Faça ANOTAÇÕES

Quando alguém lhe der uma tarefa, SEMPRE faca anotações. Tenha um caderno e uma caneta o tempo inteiro com você. Essa dica é bem importante! A não ser que você seja um super-humano, sera impossível lembrar-se de tudo. Quando estiver fazendo anotações, sempre pergunte coisas relacionadas a tarefa que você acabou de receber no mesmo instante, para evitar perder tempo no futuro.

Por exemplo, se você for texturizar um objeto, pergunte o quão perto da câmera ele ficará e o quão grande ele ficará na tela do cinema. Dessa maneira você não se preocupará em pintar detalhes desnecessários e também economizará mais tempo na hora de fazer as UV's. E não se esqueça de pedir imagens de referência.

Defining how close your object is gonna be from the camera can save you a lot of time.

Defining how close your object is gonna be from the camera can save you a lot of time.

Eu percebi que as pessoas amam quando você mostra entusiasmo e dedicação com o seu trabalho, então se você perguntar as coisas certas eles saberão que você esta bem preparado para finalizar o seu trabalho com maestria.


5 - CUIDADO COM O PERFECCIONISMO E FIQUE DE OLHO NO DEADLINE

Ah, o deadline. Essa palavra causa terror em muita gente e por um bom motivo, né? 

Screenshot from Justice League (2017) trailer. Is that how deadlines make you feel?

Screenshot from Justice League (2017) trailer. Is that how deadlines make you feel?

Mas se você manter as suas tarefas organizadas, tudo ficará tranquilo. Eu lembro de quando comecei e estava sempre tentando impressionar a todos, eu colocava todo tipo de detalhe nos meus objetos, mesmo sabendo que eles iriam ficar cobertos pelo fogo e fumaça no final.

Screenshot from Independence Day (2016) trailer. Do you see that crane being torn to pieces? Me neither, but it’s in there somewhere, with a lot of detail. I made it.

Screenshot from Independence Day (2016) trailer. Do you see that crane being torn to pieces? Me neither, but it’s in there somewhere, with a lot of detail. I made it.

Por favor não me entenda mal, eu acredito que devamos pôr todo o esforço possível no que fazemos, mas ninguém se importa se você faz o melhor trabalho mundo e sempre perde o prazo. Na minha experiencia eu acredito que devamos considerar o tempo que temos de sobra e calcular o quão perfeito conseguiremos fazê-lo dentro do período. Claro, ás vezes eles podem ser flexíveis com os prazos e te dar mais alguns dias, mas é sempre bom aprender a terminar coisas dentro do prazo estipulado.


6 - NETWORKING

Quando estava na escola, varias pessoas costumavam me dizer que eu só precisaria de uma oportunidade numa empresa para assim ser mais fácil conseguir outro emprego. Agora eu consigo entender com muita clareza o que eles estavam querendo dizer.

Screenshot from Justice League (2017) trailer. He needs more networks...and friends.

Screenshot from Justice League (2017) trailer. He needs more networks...and friends.

Networking é extremamente importante nesta industria. Se você tem uma boa reputação onde trabalha, os seus colegas irão te ajudar a encontrar outro emprego caso você precise, já que eles conhecem tantas pessoas e o mercado é muito pequeno.

Screenshot from Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016) trailer. Again, N-E-T-W-O-R-K-I-N-G guys!

Screenshot from Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016) trailer. Again, N-E-T-W-O-R-K-I-N-G guys!

Mas reputação pode voltar-se contra você também. Se acabaste sendo preguiçoso e não rendera bastante, as pessoas saberão disso bem rápido. E como eu citei anteriormente, esta industria é bem pequena e poderá ser bem complicado encontrar outra vaga em estúdios. Então, sempre seja amigável e solícito com os seus colegas.

E sempre mantenha o seu LinkedIn atualizado para conectar-se com outros artistas ao redor do mundo.


7 - Projetos pessoais

Após trabalhar por oito horas no escritório, a última coisa que queremos fazer quando chegamos em casa é continuar trabalhando. Mas a verdade e que se  passarmos pelo menos algumas horas da semana trabalhando em algo pessoal, isso ajudará a desenvolver novas habilidades e a performance no trabalho melhorará exponencialmente.

As vezes vamos acabar trabalhando em algo meio monótono na empresa (Isso acontece nas melhores famílias, né?), por isso e importante fazer projetos pessoais que irão dar um up na criatividade.

No ano passado eu tive a oportunidade de terminar dois projetos pessoais, e eles foram uma grande oportunidade para que eu aprendesse coisas legais e que eu pudesse compartilhá-las no trabalho posteriormente.

Outro bom hábito é de sempre compartilhar o seu processo. Eu estou sempre tentando ajudar outros artistas com tutoriais e artigos. Acredito que seja uma boa ideia devolver para a comunidade que sempre me ajudou quando comecei. Você pode acessar os meus tutoriais aqui.


Palavras finais

Se você chegou ate o final deste artigo eu gostaria de agradecê-lo de coração e espero que o tenha achado útil. Eu tenho como objetivo poder ajudar artistas que estão começando e querem uma oportunidade na industria de efeitos visuais como eu tive. Eu continuarei a escrever artigos como este no futuro para ajudá-lo a conseguir a sua primeira oportunidade.

Se você gostou, por favor compartilhe com os seus amigos e nas suas redes sociais! E caso tenha duvidas, por favor entre em contato comigo via e-mail ou Facebook, ficarei feliz em ajudar. E por último, não se esqueça de cadastrar-se abaixo! 

- Obrigado!